iG São Paulo

Na primeira prova da competição do MasterChef, a equipe azul foi a grande vencedora. Na eliminação, Angélica não agradou e deixou o programa; veja

Após receita cheia de erros, Angélica é eliminada do MasterChef

Angélica é eliminada do MasterChef

Foto: Reprodução/Band


No MasterChef desta terça-feira (24), os cozinheiros amadores foram até Santos, no litoral de São Paulo, para cozinhar para 100 convidados. Na primeira prova da competição, os competidores foram divididos em duas equipes.

Leia também: Aprenda a preparar bolo quatro por quatro, receita vencedora do MasterChef

A equipe vermelha do MasterChef, comandada por Thiago, recebeu café, manga, laranja, castanha de caju e picanha para preparar os pratos. Já o time vermelho, liderado pela Maria Antonia, trabalhou com salmão, maçã-verde, limão siciliano, azeitona e farinha de trigo. Os participantes precisaramcozinhar com, pelo menos, quatro desses ingredientes.

Após uma hora, os 50 primeiros pratos foram servidos. Depois de 15 minutos, chegou a vez de servir a segunda leva. Em seguida, os cozinheiros prepararam a sobremesa.

Os convidados votaram e a equipe vencedora foi a equipe azul, com 79 votos.

Leia também: Confira receitas feitas pelos vencedores das edições anteriores do MasterChef

iG São Paulo

Estudos mostram um aumento de até 4 quilos per capita no consumo de carne bovina nos próximos dois anos

Você sabia que o dia 24 de abril é reservado para uma das paixões do brasileiro? Sim, hoje é dia do churrasco. A data é uma homenagem da fundação do Centro de Tradições Gaúchas do Rio Grande do Sul comemorada desde 2003.

Leia também: Crisleine e Kauê erram receita de Henrique Fogaça e são eliminados do MasterChef

Dia do churrasco: mercado prevê crescimento e especialistas adiantam novidades

Não deixa a data passar sem comemorar com um belo churrasco

Foto: shutterstock/Reprodução

Essa paixão do brasileiro pelo churrasco é amparada em números. Segundo dados do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), pode haver um aumento de 2,2% no consumo de carne bovina no Brasil, e, de acordo com o Rabobank, um potencial aumento de até 4 quilos per capita no consumo de carne bovina nos próximos dois anos.

Mas não é só a tradicional picanha, corte mais conhecido da maioria dos brasileiros, que frequenta as grelhas dos apreciadores pelo Brasil adentro. Cortes novos e com outros tipos de carne ganham cada vez mais espaço, como o churrasco coreano.

Leia também: Evandro vence prova do MasterChef com caldo de frutos do mar; confira receita

O chef Reinaldo Lee, especialista e uma das referências dessa tendência no País afirma que o mercado está favorável para novidades e diz que no "modelo coreano" dispensa até mesmo o famoso sal grosso.

"É o momento para novas experiências. De corte, temperos, preparos e técnicas. Na minha especialidade, quase não usamos o sal grosso porque, através dos molhos, criamos o tempero ideal para cada tipo de carne, seja ele adocicado ou apimentado. Isso significa um upgrade no nosso churrasco, acrescentando complementos ao modelo tradicional brasileiro”, explica o chef.

Assado de tira

Você com certeza já deve ter comido uma costela. Mas e o assado de tira? Nada mais é que um corte nobre da costela do traseiro, macio e suculento, ideal para churrascos.

iG São Paulo

Prova a prova, participantes lutam para conquistar os jurados e permanecer no MasterChef; desta vez, chegou a hora de Crisleine e Kauê saírem; veja

Crisleine e Kauê erram receita de Henrique Fogaça e são eliminados do MasterChef

Crisleine e Kauê são eliminados o MasteChef

Foto: Repodução/Band

No programa desta terça-feira (17), os participantes do MasterChef foram surpreendidos logo na primeira prova. Nela, os cozinheiros amadores receberam a missão de cozinhar ingredientes afrodisíacos que estavam em uma caixa misteriosa. "Queremos um prato encantador ou uma sedutora sobremesa", anunciou o chef Henrique Fogaça.

Leia também: Libido anda em baixa? Confira seis alimentos que aumentam seu desejo sexual

Os competidores do MasterChef tiveram que preparar pratos capazes de despertar o desejo dos jurados. Mexilhão, camarão, creme de leite, quinoa colorida, mix de ervas, figo, ovo de cordona, gengibre, morango, pimenta, mini rosa, escargot, nozes pecã, aspargos e chocolate eram os ingredientes disponíveis para a realização da prova, que teve duração de uma hora.

Em seguida, os chefs chamaram, entre os 17 participantes, os destaques positivos e negativos. Evandro fez a melhor receita e foi o ganhador da prova e, junto com Rita, Victor Hugo e Carlos, se salvou da eliminação.

Leia também: Ex-MasterChef Jiang Pu ensina a preparar guioza de pernil de porco; confira

Prova de eliminação do MasterChef

A prova de eliminação, como de costume, causou nervosismo e ansiedade. Nela, os cozinheiros amadores tiveram que reproduzir, em uma hora e 15 minutos, um prato feito pelo chef Henrique Fogaça: barriga de porco com cuscuz marroquino.

Antes, o chef deu detalhes da receita e uma aula prática para alguns competidores. Enquanto Maria Antonia foi quem mais agradou com a reprodução, Crisleine e Kauê não tiveram a mesma sorte e foram eliminados da competição.

Leia também: Aprenda a preparar bolo quatro por quatro, receita vencedora do MasterChef

Sobre o MasterChef

Evandro vence prova do MasterChef com caldo de frutos do mar; confira receita

Caldo de frutos do mar%2C receita feita no MasterChef pelo participante Evandro

Foto: Reprodução/Band


Ingredientes

  • 8 ciboulette 
  • 6 camarões grandes 
  • 3 mexilhões 
  • 100 ml creme de leite 
  • Pimenta do reino branca 
  • Sal 
  • Salsinha crespa 
  • Manteiga 
  • Cebola branca 
  • Curry

Leia também: Saiba como fazer omelete francesa, receita da prova de eliminação do MasterChef

Modo de preparo

Refogue cebola e alho no azeite.

Pique os camarões e mexilhões, e reserve. Tempere o camarão com sal, pimenta, azeite e reserve.

Coloque o mexilhão na cebola e alho refogados com um pouco de água e no fogo alto. Acrescente sal a gosto.

Retire as cascas dos camarões e coloque eles limpos em uma nova panela. Adicione também a ciboulette, a salsinha e pimenta a gosto. Deixe ferver por 40 minutos.

Bata as cascas do camarão, os camarões e os mexilhões com o caldo, retire com uma concha e coe no chinois. Acrescente o creme de leite e um pouco de manteiga. 

Leia também: Confira receitas feitas pelos vencedores das edições anteriores do MasterChef

Tempo de preparo da receita de caldo de frutos do mar, feita no MasterChef: 1 hora.

iG São Paulo

O pão de forma e o pão de leite são dois alimentos versáteis e fáceis de serem encontrados em supermercados; veja receitas e se surpreenda com o sabor

Muitas vezes, não percebemos a versatilidade dos itens mais comuns que consumimos no nosso dia a dia. O pão de forma, por exemplo, é um alimento simples que encontramos na casa da maioria dos brasileiros. Ele pode ser consumido com geleia, frios, manteiga ou até com chocolate. Porém, às vezes, ele não é aproveitado ao seu máximo.

Leia também: Torradinhas de pão de forma com ovo de codorna e molho holandês rápido

Além do pão de forma, o pão de leite que, como o nome já diz, é feito a base de leite, também é um item comum e barato, muito presente no cotidiano brasileiro. Mas, será que você já explorou todos os jeitos que ambos os tipos de pães podem ser usados?

Para ajudar você a inovar, o iG separou duas receitas.  Na primeira usa-se o pão de forma como “massa” para uma pizza rápida de se fazer, muito saborosa e prática. Na segunda, o pão de leite é usado para fazer um tostex, que ganha ainda mais sabor com a preparação de um molho suculento de mel e mostarda. Confira!

Pizza de pão de forma no Potinho

Pizza e tostex! Inove com receitas que usam pão de forma e pão de leite

Utiliza o pão de forma para fazer uma receita%2C sugerida pela Wickbold%2C de pizza no potinho de forma rápida e fácil

Foto: Wickbold


Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

 Ingredientes

  • 1 tomate
  • 1 pitada de sal
  • Pimenta-do-reino preta moída a gosto
  • 4 fatias de pão de forma
  • 1 xícara (chá) de mussarela ralada
  • ½ xícara (chá) de tomates-cereja cortados ao meio
  • Orégano a gosto
  • Folhas de manjericão a gosto
  • Azeite para untar

 Modo de Preparo

  1. Em um liquidificador, bata o tomate, o sal e a pimenta. Reserve;
  2. Unte o fundo e as laterais de ramequins individuais com azeite e depois cubra o fundo dos mesmos com uma fatia de pão;
  3. O próximo passo é espalhar o tomate triturado sobre o pão e cobrir com a mussarela, os tomates-cerejas e o orégano;
  4. Leve para gratinar em forno alto por, aproximadamente, 10 minutos até o queijo derreter. Finalize com o manjericão e sirva.

Leia também: Três sanduíches para comer no trabalho

 Tostex de brie, mostarda e mel

iG São Paulo

Saiba os benefícios do consumo desta especiaria e confira algumas receitas

Pimenta-do-reino traz sabor inigualável ao prato e auxilia na perda de peso

Você sabia que a pimenta-do-reino traz inúmeros benefícios à saúde%3F

Foto: shutterstock

Considerada uma das mais antigas especiarias utilizadas na culinária, a pimenta-do-reino -também chamada de pimenta preta -  é conhecida tanto pelo sabor quanto pelos benefícios de seu consumo. Seus componentes são famosos por ter potenciais terapêuticos contra diversas enfermidades.

Leia também: Pimenta-branca

Quando o assunto é perda de peso, a pimenta-do-reino também não deixa a desejar. Segundo a especialista e doutora em Investigação Biomédica Roberta Cassani, os nutrientes presentes na especiaria, além de facilitar a digestão, têm ação termogênica.

“O composto químico capsaicina, presente na pimenta preta, estimula a termogênese e relaciona-se ao aumento da lipólise e, desta forma, eleva o gasto de energia pelo tecido adiposo, levando a uma significativa redução do acúmulo de gordura nos tecidos com maior ênfase na região abdominal”, explicou.

Além de todos estes benefícios, tanto para a saúde quanto para a estética, a especiaria também dá um sabor diferenciado a qualquer tipo de receita. Com um gosto forte e levemente picante, vai bem com praticamente tudo e é tempero obrigatório na maioria das cozinhas brasileiras.

Leia também: O poder das especiarias

Agora que você já conhece um pouco do que a pimenta-do-reino traz para a saúde, confira algumas receitas que envolvem a especiaria e elaboradas pelos consultores da Kitano.

Chips de batata doce com pimenta